segunda-feira, 14 de maio de 2018

Escola Municipal de Panorama recebe visita de professor homenageado no Caldeirão do Huck

O educador prudentino Itamar Xavier de Camargo, que foi recentemente homenageado no programa Caldeirão do Huck, promoveu ação social na escola em Panorama reunindo alunos e equipe escolar
Por Da Redação
Os alunos e a equipe da Escola Municipal Professor Abener Augusto Pires vivenciaram uma experiência diferenciada e muito motivadora no mês passado, quando o professor prudentino Itamar Xavier de Camargo visitou a escola e promoveu ação social com o objetivo de mostrar a importância da ressocialização na sociedade.
O projeto realizado por ele e toda sua equipe leva o nome de "Literatura Campeã", que consiste em levar literatura às crianças e adultos em Presidente Prudente por meio do grafite. O professor transforma geladeiras velhas em geladeirotecas, encantando crianças e adultos por onde passa, foi o que ele fez em Panorama.
A trajetória do professor foi abordada em rede nacional no programa Caldeirão do Huck, na rede Globo, no dia 3 de março, quando foi relembrada s sua história de vida desde o momento em que ele se envolveu com a criminalidade até o momento em que ele tomou a decisão de transformar a sua vida por meio da espiritualidade.
Em sua página na rede social, a diretora da escola Professor Abener Augusto Pires, Vera Rodrigues agradeceu em nome da escola pela oportunidade de ter recebido o projeto e citou que a solidariedade e a educação são as ferramentas mais eficazes para se alcançar um mundo melhor.
“O professor Itamar é a prova viva de que com as oportunidades certas e pessoas certas, a ressocialização pode transformar não só a vida da pessoa que é reinserida no convívio social, mas também de uma comunidade inteira gerando reflexos positivos na sociedade de modo geral. A escola estará sempre de portas abertas para trazer lazer e enriquecimento cultural à comunidade local” publicou em sua página.
O contato para a visita foi feita pela dracenense Flávia Formágio Telles, que reside em Presidente Prudente, e é sobrinha da professora Rosangela Giancursi, que leciona na referida escola.
PERFIL –           Itamar Xavier de Camargo é pedagogo, psicopedagogo, arte educador, gestor de projetos e mobilizador social pela educação. Criador do Projeto Leitura Campeã em 2011, para incentivo à leitura, com pontos de leitura em diversos pontos. Outro projeto são as “Geladeirotecas” (geladeira personalizada utilizada como estante armário para livros); escolas e praças. É autor do projeto “Um Poema em Cada Esquina”, que fixa plaquinhas de madeira com trechos de poemas e versículos bíblicos.
Na visita surpresa, Luciano Huck conversou com Itamar, resgatou sua história, a trajetória de superação de vida e trouxe o artista Eduardo Kobra, que é reconhecido internacionalmente pela arte do grafite. O artista foi citado por Itamar, como sendo uma de suas referências e tendo como conhecê-lo.
No ano passado, o professor enviou à equipe de produção do Caldeirão do Huck, uma carta contando sua história de vida e a superação encontrada por meio da Educação, bem como, sobre o trabalho que é realizado através das oficinas de arte e literatura. A carta foi selecionada, mas até então mantida em segredo pela produção de Huck, que conheceu a história de vida do Itamar, sondaram sobre seus sonhos e referências para sua arte. (Com informações da Secretaria de Comunicação Social de Presidente Prudente).

(

Nenhum comentário:

Postar um comentário