terça-feira, 8 de outubro de 2013

Betesda pede doações de obras para formar acervo

Além de alimentar biblioteca na sede da associação, novos títulos poderão compor pontos de cultura em UBSs e hospitais


Os esforços para que a literatura em todas as suas vertentes chegue a todo tipo de leitor são cada vez mais exercitados por várias pessoas, entidades e projetos. Exemplo disso é a Associação Betesda, de Presidente Prudente, que além de ter uma biblioteca comunitária com 4 mil livros em sua sede, trabalha com o projeto Leitura Campeã. A ação consiste na instalação de pontos de cultura em locais onde as pessoas aguardam por algum tipo de atendimento, como o que existe desde abril, no Pronto Atendimento 24 Horas Ana Jacinta, onde foi colocada uma prateleira com cerca de 200 livros.



“Só o fato de estar em um posto médico já traduz sofrimento, dor, enfim que não se está bem. Esperar muitas vezes por horas torna o momento ainda mais cansativo, exaustivo. Então, enquanto pacientes e acompanhantes aguardam, nada melhor que usufruir de uma boa leitura”, explica o orientador pedagógico da associação, Itamar Xavier de Camargo, 33 anos.
Segundo ele, a ideia é expandir esses pontos para outros lugares, como em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, hospitais e igrejas, como já é o caso da Nova Jerusalém, no Jardim Paulista, que conta com 500 títulos. Porém, para que isso ocorra, Camargo diz que precisam de novos exemplares e pede a colaboração da população para tal. “Todo nosso acervo é fruto de doações e à medida que recebermos mais, será possível a realização desse desejo de fomentar a leitura. Ou seja, conforme formos recebendo mais livros poderemos não só alimentar os pontos já existentes como inaugurar novas bibliotecas”, enfatiza.

Leitura Campeã
O projeto surgiu em 2011, quando o Betesda – que trabalha o esporte com crianças e adolescentes de 7 a 15 anos – percebeu a necessidade deles terem um contato maior com a educação. Segundo ele, atividades esportivas são fundamentais ao desenvolvimento de todos, tanto física, quanto mental. No entanto, antes de tudo, para uma boa formação cultural, social, para se tornar um cidadão de caráter, a leitura é imprescindível.

Betesda
De acordo com Camargo, a Associação Betesda, entidade sem fins lucrativos ou econômicos, atua em Presidente Prudente, há 15 anos, onde além de atender crianças e adolescentes, como já mencionado, inclui atenção aos familiares destes, que se encontram em situação de vulnerabilidade. A linha de trabalho é em forma de projetos que tem como objetivo proporcionar inclusão social com ações nas áreas de educação, esporte, saúde preventiva, inclusão digital, formação da cidadania e promoção social.
Para desenvolver suas atividades, conta com a dedicação da equipe de colaboradores e voluntários e com as parcerias firmadas com a sociedade civil, empresas, universidades e Poder Público Municipal através da Secretaria Municipal do Esporte (Semepp).
O orientador revela que desde a fundação, a associação já atendeu mais de 6 mil crianças. Atualmente, 90 são beneficiadas com aulas de informática, teatro e até oficina de redação jornalística, onde aprendem as técnicas para escrever uma redação e a importância do profissional de imprensa na sociedade.
“É bom demais poder ajudar o próximo e se cada um faz um pouquinho não é difícil. Basta ter vontade, ânimo, disposição e muito amor pra dar. Contamos com vocês nessa empreitada do Leitura Campeã. Se você tem um livro que já leu, revistas e coletâneas que estão apenas ocupando espaço em sua casa, passe pra frente”, pede.

serviço

AOS INTERESSADOS



 A biblioteca na sede do Betesda é aberta ao público, onde o leitor pode adquirir um dos livros e ficar com o mesmo por sete dias, podendo renovar a aquisição por mais tempo. Para isso, é preciso ir até o local, que fica na Rua Dona Celsina, 315, no Ana Jacinta e fazer uma carteirinha. No espaço, pode ser encontrada desde a literatura infantil até outros gêneros. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário