quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Trote solidário arrecada livros na UNOESTE

Alunos são incentivados em sala de aula a fazer doação
Parte da arrecadação servirá para instalações de biblioteca aberta nos corredores dos campi. Outra parte irá para as bibliotecas comunitárias mantidas pela Associação Betesda, parceira da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) no Projeto Leitura Campeã. Uma terceira parte, apenas de livros infantis, irá para a Brinquedoteca que a Unoeste mantém no Hospital Regional (HR), exatamente na ala infantil. O apelo feito nesta segunda (3) e terça-feira (4) é por livros em geral, especialmente contos, romances e perfis bibliográficos.
A terceira e mais recente pesquisa Retratos da leitura no Brasil põe em discussão o estímulo ao hábito de ler com um foco mais voltado à escola. O comparativo entre o penúltimo e o último levantamento nacional pelo Ibope Inteligência revela que de 2007 para 2011 houve um salto percentual de 12 pontos para apontar o professor como principal influenciador de leitura, de 33 para 45. Antes era a mãe quem liderava a influência, porém apresentou queda de 6 pontos percentuais, de 49 para 43. Dado significativo que remete à escola o grande papel de local privilegiado de formação de leitores é que sobre a média de 4 livros/ano, mais de 2 são por indicação do professor.

“Doe um livro e deixe sua marca...” é uma campanha em sintonia com a realidade brasileira e comprometida em contribuir para a formação do aluno leitor, uma prática que melhora a comunicação oral e escrita, aumenta a capacidade de reflexão e proporciona a cidadania. Os calouros que doarem livros deixarão sua marca em telas disponibilizadas nos campi, que poderão ser as das mãos molhadas de tinta e com o uso de pincéis. Posteriormente, as telas serão emolduradas e fixadas nos corredores, onde também serão instaladas as bibliotecas livres, conforme conta a pró-reitora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima.
 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário