terça-feira, 15 de abril de 2014

Na semana do dia nacional do livro infantil, a Associação Betesda através do seu projeto “Leitura Campeã” comemora a data com atividades de incentivo e fomentação da leitura.

No dia 18 de abril comemora-se o dia nacional do livro infantil, por que neste dia nasceu Monteiro Lobato. José Bento Monteiro Lobato foi um grande escritor e escreveu diversos livros para adultos e crianças.
Para comemorar esta data tão especial, nesta segunda feira foi realizada uma roda de leitura, com um texto que fala sobre a importância de encorajar as pessoas ao nosso redor, depois disto o grupo discutiu sobre como se sentem ao ter pessoas as desencorajando no momento em que sonham fazer ou realizar algo e o quanto é importante o encorajamento e incentivo.
Na próxima quarta aproveitando a páscoa, será apresentada uma peça teatral chamada “A Verdadeira Historia da Páscoa”, apresentado por jovens da igreja Nova Jerusalém do Ana Jacinta, após será servido um lanche com suco de uva e pão, para desta forma representarem a ceia do Senhor.
Na quinta será realizado com as famílias das crianças matriculadas um café literário, onde as mães assistiram a uma palestra sobre a importância da leitura, apresentada pelo idealizador do projeto de extensão “Leitura Campeã” que conquistou o 2° lugar no premio Unoeste solidaria em 2013, Itamar Xavier de Camargo. Após a apresentação as mães irão participar de um bate papo descontraído sobre os livros e sua importância durante um café da tarde que será servido. Ao termino do evento os familiares irão ganhar cartilhas que orientam como devem incentivar os filhos a lerem e como acompanhar a vida escolar dos seus filhos.
O projeto que teve inicio em 2011, conta hoje com  quatro bibliotecas comunitárias, uma na própria associação Betesda contendo 4 mil livros, no pronto atendimento 24h do bairro Ana Jacinta com 200 livros, na UBS do bairro Vila Real com 160 livros, na 2° igreja Nova Jerusalém do JD Paulista com 500 livros e ainda esta semana também será implantada mais uma na UBS São Pedro. Durante a inauguração da nova biblioteca, será entregue aos usuários do posto de saúde uma cartilha que fala da importância de ler e será realizada a orientação de como aproveitar o tempo ocioso em filas de banco e na espera por atendimento médico das UBSs para fazer uma boa leitura, basta carregar sempre um livro em mãos e aproveitar este momento de espera. Mas para aqueles que não lembrarem de carregar seu livro, as bibliotecas nas UBSs da cidade servirão para ajuda-los a tornar este momento de espera mais proveitoso.
Alem de implantar as bibliotecas comunitárias o projeto realiza ações de incentivo a leitura, como o piquenique literário que chega a sua terceira edição, o projeto leitura em família, onde as crianças levam seus livros para ler junto com a família e após a leitura anotam em um caderno o quanto aquela leitura foi importante para o desenvolvimento de todos, alem da leitura jornalística e contações de historia. Também são realizadas campanhas de arrecadação de livros frequentemente, como o trote solidário em parceria com a Unoeste e a campanha ler faz bem, ambos projetos de extenção.
Maiores informações ligue (18)3917-2176)   



Nenhum comentário:

Postar um comentário