domingo, 21 de outubro de 2012

Leitura Campeã


JUSTIFICATIVA
Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimento e valores.
Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a   leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.  
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a leitura:


·               Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.
·               Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.
·               Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.
·               Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.
·               Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias.
·               Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.
·               Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.
·               Facilita à escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.
OBJETIVOS

·         Propiciar a criança e ao adolescente o contato com a palavra escrita;
·         Estimular, através da leitura e de jogos educativos, o aprendizado, a cooperação, o trabalho em equipe, a internalização de valores éticos, regras, entre outros;
·         Proporcionar o contato com o conhecimento;
·         Auxiliar no processo de formação da demanda atendida;
·         Tornar o ato de ler prazeroso;
·         Conscientizar os familiares sobre a importância de ler para os filhos;
·         Conscientizar a comunidade sobre a importância da leitura.

META
                    Garantir o acesso de 100% das crianças e adolescentes atendidas pela entidade, bem como seus familiares e atender toda comunidade interessada em adquirir os livros em condição de empréstimo.

METODOLOGIA
                    Após arrecadação de um número suficiente de livros para atender toda a comunidade, começamos com as ações dentro do leitura campeã, montando assim uma biblioteca comunitária que hoje possui cerca de 3 mil livros.
                     Preparamos um tipo de semente com garrafas pet, onde nelas as crianças depositam algo dentro da semente, para ser lido pelos frequentadores de uma praça do bairro, depois as penduramos em árvores, repomos o material nas sementes mensalmente, dando sempre algo novo para quem ali passar estar lendo, no dia entregamos panfletos explicando a importância da leitura e realizamos um piquenique literário, com contação de historia e peça teatral.
                     É realizado campanhas de incentivo a leitura, com reuniões periódicas com os pais dos alunos do projeto, informando a importância de estimularem seus filhos a ler e lerem para eles, com entrega de panfletos e apresentação de palestras sobre a importância da leitura.
                    È realizado diversas ações, como a leitura em família que após reuniões e encontros, levam livros e um caderno para lerem com os filhos e fazerem anotações sobre a experiência.
                     Leitura jornalística onde as crianças aprendem a diferenciar um texto jornalístico de outros e encontrar noticias em um jornal, finalizando com uma vizita ao próprio jornal para conhecer o processo de fabricação.
                    Concurso anual de redação, onde o tema é voltado para a importância da leitura, como prêmios, alem de ganharem jogos ou brinquedos os vencedores sempre ganham um livro.
                     Visita anual ao salão do livro da cidade, disponibilizando um valor para que as crianças escolham os livros que querem comprar para o projeto.
                     Almejando a efetivação de seus objetivos, serão disponibilizados a demanda atendida livros, gibis, revistas, jornais diariamente e jogos. Estes poderão ser manuseados na própria Associação, bem como emprestados por um prazo de 15 dias, mediante cadastro. Terão acesso aos materiais às crianças, os adolescentes atendidos, seus familiares e toda comunidade.
Será disponibilizado também o acesso a jogos educativos, durante o período de funcionamento da entidade, bem como a 02 terminais de computador, com a finalidade de realizar pesquisas e estudos na internet.
Os materiais serão adquiridos por meio de doações da sociedade civil e parcerias estabelecidas com instituições educacionais do município.

CRONOGRAMA

JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
i



X
X
X
X
X
X
X
X
X
ii



X
X
X
X
X
X
X
X
X
iii



X
X
X
X
X
X
X
X
X
ATIVIDADES
Leitura de livros, revistas, gibis
Empréstimo de livros e uso de jogos
Uso de jogos
Encontro com famílias
Piquenique literário
Panfletagem em reuniões
Concursos de redação
Semeando leitura
Leitura de jornal
Visita ao salão do livro

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, considerando o interesse, a participação e a frequência no espaço e no volume de livros lidos/retirados.
Desde o início do projeto foi feito mais de 700 empréstimos de livros, vemos através do número de empréstimos que as crianças vêm criando o habito de ler e feito isso com prazer. O fato dos livros serem espalhados por todo o projeto levam as crianças a ficarem curiosas e acabam abrindo os livros e lendo, os momentos como piquenique literário vão tornando o ato de ler como algo a ser feito em qualquer momento, até mesmo enquanto comem.

O projeto teve inicio em agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário